top of page

Voluntariado: função que engrandece sua carreira e seu coração

Ser voluntário é escolha, é decisão, é doação, é tempo, amor, comunicação, relacionamento,  empatia, respeito, e comprometimento. É dedicação, é equipe, é organização, é persistência, é ter um objetivo de vida, é felicidade e gratidão!


Ser voluntário é uma relação de ganha-ganha, pois não ganha só o ajudado, mas quem ajuda também! Perceba quantas competências emocionais e também técnicas podemos desenvolver sendo voluntários! E o quanto tudo isso pode agregar na minha vida profissional, na qualidade dos meus relacionamentos, na gratidão pela vida que tenho, na minha visão de mundo, no entendimento de opiniões diversas às minhas, na organização do meu tempo, no aprendizado de novas funções e conhecimento de novas culturas!


Pensando nas competências técnicas, ser voluntário me possibilita não só ajudar com os conhecimentos e experiências que já tenho, mas também que eu comece a exercer uma nova função. Por exemplo: se trabalho no setor financeiro de uma grande empresa, posso auxiliar uma organização sem fins lucrativos a organizar suas finanças, mas também posso cozinhar, ler para as crianças, auxiliar os adolescentes com reforço escolar, organizar eventos, plantar uma horta, arrecadar roupas, brinquedos e mantimentos, alimentar as redes sociais com as atividades da organização e muito mais.


Se interessou por Empreendedorismo Social?


Muitas empresas incentivam e tem um setor social, onde os colaboradores podem ser voluntários. Além de contribuir com a sociedade e meio ambiente, é uma ferramenta poderosa de retenção de pessoas, pois traz mais engajamento, mais proximidade e satisfação com a empresa, além de todos os outros ganhos já citados.

O voluntariado também é indicado para pessoas que pretendem fazer uma transição de carreira, pois te permite aprender, adquirir experiência na nova função/setor, criar um networking, e até, dependendo do seu desempenho, conseguir uma colocação profissional na área escolhida.



No currículo, pode e deve ser mencionado que você é voluntário, juntamente com o nome da organização/projeto, sua função e o tempo de duração. É tão bem visto como cursos extracurriculares e viagens ao exterior, por exemplo. Inclusive em alguns sites de vagas existe um lugar específico para você preencher sua experiência com esse tipo de trabalho.

Seja voluntário! Engrandeça sua carreira e seu coração e colabore para um mundo melhor!

Quer saber mais sobre dicas e ferramentas que farão você e sua carreira decolarem, me mande uma mensagem!


Sou Carola Magnabosco, Economista pela Esalq/USP com MBA em Gestão Estratégica e Marketing. Após dez anos atuando com gestão, projetos e inteligência de mercado em grandes consultorias e grupos agropecuários, hoje atuo como Coach especializada em Carreiras Agro.


11 97295 8274

carola.magnabosco@hotmail.com

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page