top of page

Os novos caminhos depois da Graduação - Por Barbara Zaffiri

Fazer MBA em Gestão de Negócios em Comércio e Vendas é extremamente desafiador para uma pessoa formada em Ciências dos Alimentos. Foi difícil tomar essa decisão, a decisão de expandir, ir além de ser cientista.


Quando você chegar no final da tão linda graduação na Universidade de São Paulo e não sabe como sua vida vai seguir dali em diante assusta bastante, então você corre para todos os lados, eu por exemplo, tentei mestrado, na área mesmo, mas com o tempo e apoio da minha família percebi que não era isso que eu queria, então tive o encorajamento dos meus pais para encarar uma área diferente.


A cada disciplina que faço em Gestão de Negócios me sinto realizada, estudo com pessoas mais velhas que eu, que possuem uma bagagem profissional que me fascina, eles dividem comigo suas experiências de vida e de mercado. 


A Gestão te ensina a lidar com as pessoas. A entender os seus diferentes perfis e saber lidar com eles, deixa claramente evidente que a comunicação é a chave do negócio. Entender os seus clientes externos e principalmente os internos, valorizar os seus colaboradores, deixar claro que é valorizado, pois um indivíduo valorizado e reconhecido trabalha verdadeiramente, veste a camisa e faz o seu melhor.


Gerir negócios é gerir pessoas, é estar constantemente estudando, pesquisando, é saber ouvir, planejar as suas estratégias, ter uma alternativa em caso de não acordo, ter autocontrole, ter principalmente inteligência emocional. 


Estudar na FGV é uma oportunidade maravilhosa, é um privilégio fazer parte de uma instituição tão conceituada. 


Tenho um imenso orgulho em ser Cientista dos Alimentos, de falar para quem quiser ouvir que estudei na ESALQ, e também tenho orgulho em falar que faço pós em uma área que parece não ter relação nenhuma com a graduação, mas pelo contrário.

O Cientista também se preocupa com a antropologia dos alimentos, uma área bastante interessante, que aborda o comer, com quem se come, o que se come, onde se come, porque se come determinado alimento, as crenças por trás da alimentação, e é isso que me encanta no curso. Ir além do alimento em si, por mais que estudemos toda a sua bioquímica e tecnologia. O ato do comer é muito maior, tem toda uma gestão por trás de uma atividade tão simples que todo mundo faz.


Você já parou para pensar por que nós nos preocupamos tanto em realizar alguma refeição com alguém? Por que tem tanto significado chamar alguém para almoçar, jantar, tomar um café?


Sabe o que seu comportamento com o próximo tem a ver com sua carreira? Leia aqui!


A nossa vida é baseada em relacionamentos, como nós comportamos em relação ao próximo, e é isso que a gestão de negócios faz. Te ensina a valorizar o próximo, entender o que é importante no olhar o outro, e visando um objetivo comum para conquistá-lo.



Barbara Zaffiri

Cientista de Alimentos pela ESALQ/USP

MBA em Gestão de Negócios em Comércio e Vendas na FGV

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page