Na sexta-feira passada (24/11) aconteceu a Black Friday, um dia no qual as lojas realizam significativas promoções. Esta festividade começou nos Estados Unidos, sendo celebrada sempre um dia após o Dia de Ação de Graças (toda quarta quinta-feira do mês de novembro) e que inaugura a temporada de compras de Natal.
No Brasil, a cada ano a Black Friday torna-se mais conhecida e utilizada por diferentes segmentos varejistas para aumentar suas vendas. Em 2017, pela primeira vez, o McDonald's resolveu aderir à data oferecendo um refil de batatas fritas para os clientes que comprassem uma batata média (avulsa ou combo).
Após o anúncio do McDonalds's foi a vez do Burger King, seu principal rival, oferecer não apenas um refil, mas um balde de batatas na compra de determinados lanches.
A rede brasileira Giraffas não ficou de fora e também logo em seguida anunciou que durante a Black Friday daria batatas de graça. Todos os clientes tiveram direito a uma unidade gratuita das fritas de tamanho médio. Porém, a promoção se limitou a apenas um restaurante da rede, o do Shopping Cidade São Paulo, localizado na capital paulista.
Quem também entrou na briga foi o KFC, que durante a Black Friday, todos os clientes que compraram um balde com oito pedaços crocantes ganharam um balde exatamente igual. A rede também provocou as demais em suas ações de marketing com frases como "para você não ficar só na batata" ou “a marca também adora batata-frita, mas sabe que fazê-la não é nenhum segredo. Por isso, o KFC vai presentear seus fãs com seu produto ícone: o balde de frango feito com receita irreplicável”.
O tom de humor amenizou as alfinetadas e a disputa fez com que todas as ofertas ganhassem mais atenção do que teriam se tivesse sido ações isoladas, já que a briga repercutiu fortemente nas redes sociais. No fim, a única certeza é que o consumidor saiu ganhando (batata ou frango).
Por: Juliana Chini
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