
Vêm aí os eventos mais aguardados do ano:
XV EMAA e VIII COMA
Sobre o evento
Em sua 15ª edição, o Encontro de Marketing em Alimentos e Agronegócios (EMAA) visa proporcionar uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências. Com um foco no marketing específico para o setor de alimentos e agronegócios, o EMAA oferece uma série de palestras ministradas por profissionais renomados da área.
Além das palestras, o EMAA também promove workshops, painéis de discussão e sessões de networking, permitindo que os participantes aprofundem seus conhecimentos e estabeleçam conexões valiosas no setor.


Simultaneamente, acontecerá a 8ª edição do Congresso de Marketing em Alimentos e Agronegócios (COMA). É uma iniciativa que promove a excelência e a inovação no campo acadêmico relacionado ao marketing no setor de alimentos e agronegócios.
Durante o COMA, os participantes têm a chance de expor seus trabalhos a um público engajado e a uma comissão avaliadora especializada. Este é um momento crucial para receber feedback construtivo, discutir ideias e contribuir para o avanço do conhecimento na área.

Edição 2025
Tema:
Marketing na Era da (Des)informação: Construindo Confiança e Transparência com o Consumidor
Data: 19/09/2025
Local: Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia - ESALQ/USP
Horário: 08:00 às 18:00
Programação
Manhã

Almoço
12:20 - 13:50

Programação
Tarde
Cerimônia de Abertura

Prof. Dr. Eduardo Eugênio Spers
Professor Titular de Marketing (ESALQ USP)
Pós-doutorado pela Wageningen University
Coordenador MarkEsalq

Prof. Dr. Luciano Mendes
Prefeito do Campus da ESALQ USP
Professor Associado em Administração (ESALQ USP)

Profa. Dra. Luciana Florêncio
Professora na ESPM São Paulo
Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA)

Priscila Boschini
Estrategista de comunicação e marketing
com foco em ESG;
Diretora de marketing da Pau a Pique;
Consultora de comunicação da COPABASE;
Empreendedora (Sow Marketing).
Com mais de 10 anos de experiência com comunicação e marketing, Priscila Santos Boschini dedicou os últimos anos de sua carreira a trabalhos de impacto, participando de projetos de empresas como a Vale, Caixa Econômica, WWF e Imaflora. Empreendedora, fundou há 12 anos a Sow Marketing, empresa que cuida da gestão de conteúdo e imagem de diversas marcas nas mídias sociais. É diretora de marketing da confecção e marca Pau a Pique, e consultora de comunicação da COPABASE.
%2009_58_55_5f0e7bf1.jpg)
Renato Pezzotti
Especialista em comunicação e marketing;
Jornalista do UOL;
Programa "Mídia e Marketing".
Renato Pezzotti é responsável pela editoria de publicidade, comunicação e marketing do UOL e apresentador do programa "Mídia e Marketing", também do UOL, com mais de 210 episódios. Além disso, atua consultor de comunicação da OAB/SP e colaborador da rede de curadoria GoAd Media. É Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, possui um MBA em Comunicação pela FGV e é bacharel em Jornalismo e em Direito pela Universidade Mackenzie.
%2013_05_00_43460245.jpg)
Flávia Romanelli
Diretora da AgriDoce Comunicação;
Jornalista formada com MBA em Agronegócio pela ESALQ.
Flávia Romanelli é jornalista, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com MBA em Agronegócios pela Esalq/USP. Tem 30 anos de experiência profissional com passagens por grandes veículos de comunicação como Rádio e TV Bandeirantes e TV Cultura e empresas nacionais como Dedini S/A e internacionais como Albaugh, além do Cepea/Esalq/USP.
Atualmente, atua como diretora da AgriDoce Comunicação, empresa especializada em assessoria de imprensa e comunicação, com foco em clientes de agronegócio e inovação. Também é gerente executiva da AsBraAP (Associação Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital) e diretora de comunicação nacional da Rede Brasil de Jornalistas Agro (Rede Agrojor).
Apresentação e Mediação dos Painéis
Arraste para o lado e confira!
Palestrantes
Arraste para o lado e confira!
%2015_39_13_249b0cb7.jpg)
Marcelo Coutinho
Professor de Comunicação e Estratégia na EAESP/FGV;
Consultor de Análise de Dados e Retorno de Investimento em Marketing.
Professor de Comunicação e Estratégia na EAESP/FGV, Marcelo Coutinho possui uma carreira notável, tendo atuado como Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da EAESP, Diretor Global de Inteligência de Mercado do Terra/Telefonica e Diretor Executivo do IBOPE Inteligência, entre outros cargos de destaque. Palestrante em eventos renomados, como o Festival de Publicidade de Cannes, é autor de publicações no Global Information Technology Report do World Economic Forum e realizou entrevistas com figuras como Dalai Lama e Noam Chomsky. Graduado pela EAESP e USP, com mestrado e doutorado em Sociologia pela USP, integra o Comitê Técnico de Mídia do CENP e é conselheiro da ABEP.

Monaliza Pelicioni
Palestrante e Colunista da Agrishow
Fundadora da Agência Pelicioni;
Jornalista Especializada em marketing digital e agronegócio.
Monaliza Pelicioni é jornalista, especialista em marketing digital e agronegócio, além de mentora de oratória e posicionamento estratégico. Com passagem pela EPTV (Rede Globo), SBT, Record News e Band, consolidando-se como uma das principais comunicadoras do agro no Brasil.
Empreendedora, fundou a Agência Pelicioni, referência em marketing estratégico para o agronegócio. Criadora da AgroPontoCom, a primeira escola de oratória e posicionamento do agro. Em 2024 foi reconhecida como uma das jornalistas do agro mais admiradas do Brasil.
Palestrante e colunista da Agrishow, foi premiada pela ABAG por sua contribuição ao setor.

Sérgio de Zen
Diretor de Política Agrícola e Informações da CONAB;
Professor de Economia Agrícola na ESALQ / USP;
Dinheiro Rural 100 pessoas mais influentes do agro brasileiro (2016-2018).
Filho e neto de produtores rurais, Sérgio é um engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Em sua carreira, foi consultor externo do Banco Mundial e da FAO/ONU, assessor do Ministério da Agricultura, membro do conselho de administração da Embrapa, coordenador de projetos de pesquisas em parceria com CNA, ABCZ, IFPRI e diretor-presidente da FEALQ. Atualmente é Diretor de Política Agrícola e Informações da CONAB.
%2011_22_02_dd29f141.jpg)
Cláudio Hausen
Vice-presidente comercial e marketing da Sooro Renner Nutrição SA;
Especialista em ovinocultura.
Formado na UFRGS em 1985, Cláudio Hausen é um Engenheiro Agrônomo com trajetória sólida e vistosa na agricultura e pecuária. Em sua carreira acadêmica, se especializou na Austrália em 1987/88 em ovinocultura. Atuou como Gerente Geral da Fecolã, Federação das Cooperativas de Lã do Brasil, por 17 anos. Atualmente é Vice-presidente comercial e Marketing da Sooro Renner Nutrição SA há 18 anos.
%2011_26_58_995da0ba.jpg)
Ricardo Nicodemos
Diretor de planejamento da agência RV Mondel Comunicação;
Diretor de Pesquisa da ABMRA.
Ricardo Nicodemos é publicitário e atua como diretor de planejamento da agência RV Mondel Comunicação. Com mais de 15 anos de envolvimento com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), ocupa atualmente a presidência da entidade, além de atuar como diretor de pesquisa. Já foi coordenador de comitês, diretor administrativo-financeiro e vice-presidente executivo por três gestões consecutivas. É responsável pela criação de iniciativas como o projeto ABMRA Ideia Café e pela consolidação de eventos como o Congresso de Marketing do Agro e a Mostra de Comunicação. Além disso, Nicodemos também é conselheiro do MarkEsalq, grupo de extensão em marketing agroalimentar da ESALQ/USP.
%2009_11_23_44c31c0e.jpg)
Leticia Andrioli
Estrategista de Comunicação, Branding e Diagnóstico de Marca;
Formada em Rádio e TV.
Leticia Andrioli é estrategista de comunicação e especialista em posicionamento de marcas, com mais de 15 anos de experiência em projetos voltados à construção de identidade, conteúdo e presença digital para pequenas e médias empresas, ONGs e iniciativas de impacto. Formada em Rádio e TV pela Unimep, iniciou sua carreira em veículos de rádio e televisão, mas foi no marketing digital que encontrou sua verdadeira vocação, encantando-se pela capacidade de gerar impacto real de maneira simples e acessível.
Acredita que uma boa comunicação é aquela que conecta, aproxima e transforma. Atualmente, atua na DocMe, onde lidera diagnósticos de marca e desenvolve estratégias de comunicação com foco em posicionamento e presença digital.

Enrico Romanelli
Formado em Jornalismo na UNESP;
Head de Conteúdo e Editorial da newsletter Agro Espresso;
2x Vencedor do Prêmio de Jornalismo José Hamilton Ribeiro - Jovem Talento.
Enrico Romanelli é jornalista pela Unesp e atua como Head de Conteúdo e Editorial da newsletter Agro Espresso, onde lidera a criação de linha editorial, tom de voz e curadoria de notícias. Com passagens por veículos e agências como Agrofy News, Rede Agrojor e 2DCB (Jacto), acumula experiência em redação, assessoria de imprensa, social media e marketing. Já foi premiado duas vezes no Prêmio de Jornalismo José Hamilton Ribeiro, na categoria Jovem Talento.

O COMA - Congresso de Marketing em Alimentos e Agronegócios teve sua iniciativa liderada pelo MarkEsalq, grupo de extensão do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ-USP. O grupo tem como missão gerar e disseminar conhecimento em marketing, com ênfase em alimentos e agronegócios, entre os membros e a sociedade.
As edições do Congresso ocorrem no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia, na Universidade de São Paulo, campus Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ USP). O objetivo do Congresso é promover a socialização de trabalhos acadêmicos, pesquisas e estudos relacionados à temática do Marketing em Alimentos e Agronegócios, com público-alvo composto por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área.
Submissão de trabalhos
Até dia 18 de agosto de 2025
Organizadores
Prazer, somos o MarkEsalq!
GRUPO DE EXTENSÃO E PESQUISA EM MARKETING E GESTÃO DA ESALQ/USP
Nós somos a chama que acende a paixão pelo marketing e gestão, uma equipe fundada em 2011 pelo Prof. Dr. Eduardo Spers e localizada no Campus ESALQ da Universidade de São Paulo, em Piracicaba - SP.
Com cada pesquisa, curso, treinamento e evento, nós semeamos a inovação. Nossos projetos de consultoria, publicações e visitas técnicas são as pontes que construímos entre teoria e prática.
Nosso sonho é ver uma sociedade transformada pelo poder do marketing, onde cada pessoa e organização atinja o seu máximo potencial. Estamos aqui para cultivar os líderes de amanhã, os visionários do marketing no vibrante campo de alimentos e agronegócios, e juntos, colheremos um futuro mais brilhante.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail: markesalq@usp.br












.png)





