Vêm aí os eventos mais aguardados do ano:
XV EMAA e VIII COMA
Sobre o evento
Em sua 15ª edição, o Encontro de Marketing em Alimentos e Agronegócios (EMAA) visa proporcionar uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências. Com um foco no marketing específico para o setor de alimentos e agronegócios, o EMAA oferece uma série de palestras ministradas por profissionais renomados da área.
Além das palestras, o EMAA também promove workshops, painéis de discussão e sessões de networking, permitindo que os participantes aprofundem seus conhecimentos e estabeleçam conexões valiosas no setor.

Simultaneamente, acontecerá a 8ª edição do Congresso de Marketing em Alimentos e Agronegócios (COMA). É uma iniciativa que promove a excelência e a inovação no campo acadêmico relacionado ao marketing no setor de alimentos e agronegócios.
Durante o COMA, os participantes têm a chance de expor seus trabalhos a um público engajado e a uma comissão avaliadora especializada. Este é um momento crucial para receber feedback construtivo, discutir ideias e contribuir para o avanço do conhecimento na área.


Edição 2025
Tema:
Marketing na Era da (Des)informação: Construindo Confiança e Transparência com o Consumidor
Data: 19/09/2024
Local: Jumbão - ESALQ/USP
Horário: 08:00 às 18:00
Programação
Manhã

Almoço
12:20 - 14:00

Programação
Tarde
Cerimônia de Abertura

Prof. Dr. Eduardo Eugênio Spers
Professor Titular de Marketing (ESALQ USP)
Pós-doutorado pela Wageningen University
Coordenador MarkEsalq
Prof. Dr. Luciano Mendes
Prefeito do Campus da ESALQ USP
Professor Associado em Administração (ESALQ USP)


Profa. Dra. Luciana Florêncio
Professora na ESPM São Paulo
Líder do Grupo de Pesquisa Agrifood & Franchising
Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA)
Apresentação e Mediação dos Painéis

Com mais de 10 anos de experiência com comunicação e marketing, Priscila Santos Boschini dedicou os últimos anos de sua carreira a trabalhos de impacto, participando de projetos de empresas como a Vale, Caixa Econômica, WWF e Imaflora. Empreendedora, fundou há 12 anos a Sow Marketing, empresa que cuida da gestão de conteúdo e imagem de diversas marcas nas mídias sociais. É diretora de marketing da confecção e marca Pau a Pique, e consultora de comunicação da COPABASE.
Priscila Boschini
Estrategista de comunicação e marketing
com foco em ESG;
Diretora de marketing da Pau a Pique;
Consultora de comunicação da COPABASE;
Empreendedora (Sow Marketing).
%2009_58_55_5f0e7bf1.jpg)
Renato Pezzotti é responsável pela editoria de publicidade, comunicação e marketing do UOL e apresentador do programa "Mídia e Marketing", também do UOL, com mais de 210 episódios. Além disso, atua como consultor de comunicação da OAB/SP e colaborador da rede de curadoria GoAd Media. É Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, possui um MBA em Comunicação pela FGV e é bacharel em Jornalismo e em Direito pela Universidade Mackenzie.
Renato Pezzotti
Especialista em comunicação e marketing;
Jornalista da UOL;
Programa "Mídia e Marketing".
Palestrantes
Arraste para o lado e confira!
%2015_39_13_249b0cb7.jpg)
Marcelo Coutinho
Professor de Comunicação e Estratégia na EAESP/FGV;
Consultor de Análise de Dados e Retorno de Investimento em Marketing.
Professor de Comunicação e Estratégia na EAESP/FGV, Marcelo Coutinho possui uma carreira notável, tendo atuado como Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da EAESP, Diretor Global de Inteligência de Mercado do Terra/Telefonica e Diretor Executivo do IBOPE Inteligência, entre outros cargos de destaque. Palestrante em eventos renomados, como o Festival de Publicidade de Cannes, é autor de publicações no Global Information Technology Report do World Economic Forum e realizou entrevistas com figuras como Dalai Lama e Noam Chomsky. Graduado pela EAESP e USP, com mestrado e doutorado em Sociologia pela USP, integra o Comitê Técnico de Mídia do CENP e é conselheiro da ABEP.

Diana Jank
Diretora de Marketing na Letti A²;
Forbes 100 Mulheres Poderosas do Agro (2021);
Forbes Under 30 (2023).
Filha, sobrinha e neta de engenheiros agrônomos, Diana nasceu e passou toda sua vida em uma fazenda produtora de leite no interior do Estado de São Paulo. É Publicitária e conseguir conectar o campo com o consumidor final por meio de uma produção de alimento com propósitos e de histórias verdadeiras faz parte do que acredita.

Sérgio de Zen
Diretor de Inteligência de Mercado da Minerva Foods;
Dinheiro Rural 100 pessoas mais influentes do agro brasileiro (2016-2018).
Filho e neto de produtores rurais especializados em suínos, gado de corte e agricultura, Sérgio possui mais de 25 anos de experiência unindo conhecimentos acadêmicos, corporativos e financeiros no agronegócio. Atuou como consultor para grandes organizações como MSD, Dow, Cargill, Carrefour e EMBRAPA. Atualmente é Diretor de Inteligência de Mercado da Minerva Foods e Professor de Economia Agrícola na Universidade Estadual Paulista.

Guilherme Hungueria
Líder de estratégia de culturas, milho e algodão (Bayer);
Co-fundador do "Voluntários Bayer Brasil" .
Guilherme Hungueria é formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USP, possui especializações em CRM pela ESPM e Business Strategy pela Universidade de Laverne na Califórnia. Atualmente, como Lider de estratégia de culturas, Milho e Algodão, Guilherme desempenha um papel essencial na definição de estratégias para o crescimento sustentável da empresa no Brasil. Sua paixão por impactar positivamente vai além do ambiente corporativo, sendo também co-fundador do “Voluntários Bayer Brasil” e um líder ativo em iniciativas de educação e ciência.
Convidados Especiais
Confira!
%2011_22_02_dd29f141.jpg)
Cláudio Hausen
Vice-presidente comercial e marketing da Soora Renner Nutrição SA;
Especialista em ovinocultura.
Formado na UFRGS em 1985, Cláudio Hausen é um Engenheiro Agrônomo com trajetória sólida e vistosa na agricultura e pecuária. Em sua carreira acadêmica, se especializou na Austrália em 1987/88 em ovinocultura. Atuou como Gerente Geral da Fecolã, Federação das Cooperativas de Lã do Brasil, por 17 anos. Atualmente é Vice-presidente comercial e Marketing da Sooro Renner Nutrição SA há 18 anos.

Sérgio de Zen
Diretor de Política Agrícola e Informações da CONAB;
Professor de Economia Agrícola na ESALQ / USP;
Dinheiro Rural 100 pessoas mais influentes do agro brasileiro (2016-2018).
Filho e neto de produtores rurais, Sérgio é um engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Em sua carreira, foi consultor externo do Banco Mundial e da FAO/ONU, assessor do Ministério da Agricultura, membro do conselho de administração da Embrapa, coordenador de projetos de pesquisas em parceria com CNA, ABCZ, IFPRI e diretor-presidente da FEALQ. Atualmente é Diretor de Política Agrícola e Informações da CONAB.

O COMA - Congresso de Marketing em Alimentos e Agronegócios teve sua iniciativa liderada pelo MarkEsalq, grupo de extensão do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ-USP. O grupo tem como missão gerar e disseminar conhecimento em marketing, com ênfase em alimentos e agronegócios, entre os membros e a sociedade.
As edições do Congresso ocorrem no Hall do Anfiteatro do Jumbão, na Universidade de São Paulo, campus Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ USP). O objetivo do Congresso é promover a socialização de trabalhos acadêmicos, pesquisas e estudos relacionados à temática do Marketing em Alimentos e Agronegócios, com público-alvo composto por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área.
Submissão de trabalhos
Até dia 18 de agosto de 2025
Organizadores
Prazer, somos o MarkEsalq
GRUPO DE EXTENSÃO E PESQUISA EM MARKETING E GESTÃO DA ESALQ/USP
Nós somos a chama que acende a paixão pelo marketing e gestão, uma equipe fundada em 2011 pelo Prof. Dr. Eduardo Spers e localizada no Campus ESALQ da Universidade de São Paulo, em Piracicaba - SP.
Com cada pesquisa, curso, treinamento e evento, nós semeamos a inovação. Nossos projetos de consultoria, publicações e visitas técnicas são as pontes que construímos entre teoria e prática.
Nosso sonho é ver uma sociedade transformada pelo poder do marketing, onde cada pessoa e organização atinja o seu máximo potencial. Estamos aqui para cultivar os líderes de amanhã, os visionários do marketing no vibrante campo de alimentos e agronegócios, e juntos, colheremos um futuro mais brilhante.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail: markesalq@usp.br