top of page

Vêm aí os eventos mais aguardados do ano:

XV EMAA e VIII COMA

Marketing na Era da (Des)informação: Construindo Confiança e Transparência com o Consumidor
19/09/2025, no Jumbão da ESALQ/USP

Sobre o evento

Em sua 15ª edição, o Encontro de Marketing em Alimentos e Agronegócios (EMAA) visa proporcionar uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências. Com um foco no marketing específico para o setor de alimentos e agronegócios, o EMAA oferece uma série de palestras ministradas por profissionais renomados da área.

 

Além das palestras, o EMAA também promove workshops, painéis de discussão e sessões de networking, permitindo que os participantes aprofundem seus conhecimentos e estabeleçam conexões valiosas no setor.

Simultaneamente, acontecerá a 8ª edição do Congresso de Marketing em Alimentos e Agronegócios (COMA). É uma iniciativa que promove a excelência e a inovação no campo acadêmico relacionado ao marketing no setor de alimentos e agronegócios.

 

Durante o COMA, os participantes têm a chance de expor seus trabalhos a um público engajado e a uma comissão avaliadora especializada. Este é um momento crucial para receber feedback construtivo, discutir ideias e contribuir para o avanço do conhecimento na área.

Design sem nome_edited.jpg

Edição 2025

Tema:

Marketing na Era da (Des)informação: Construindo Confiança e Transparência com o Consumidor
Data: 19/09/2024

Local: Jumbão - ESALQ/USP

Horário: 08:00 às 18:00

Programação
Manhã

Captura de tela 2025-06-11 145629.png

Almoço

12:20 - 14:00

Captura de tela 2025-06-17 155622.png

Programação
Tarde

Cerimônia de Abertura

26.png

Prof. Dr. Eduardo Eugênio Spers

Professor Titular de Marketing (ESALQ USP)

Pós-doutorado pela Wageningen University

Coordenador MarkEsalq

Prof. Dr. Luciano Mendes

Prefeito do Campus da ESALQ USP

Professor Associado em Administração (ESALQ USP)

25.png
em-breve.png

Profa. Dra. Luciana Florêncio

Professora na ESPM São Paulo

Líder do Grupo de Pesquisa Agrifood & Franchising

Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA)

Apresentação e Mediação dos Painéis

PHOTO-2024-08-27-10-01-55.jpg

Com mais de 10 anos de experiência com comunicação e marketing, Priscila Santos Boschini dedicou os últimos anos de sua carreira a trabalhos de impacto, participando de projetos de empresas como a Vale, Caixa Econômica, WWF e Imaflora.  Empreendedora, fundou há 12 anos a Sow Marketing, empresa que cuida da gestão de conteúdo e imagem de diversas marcas nas mídias sociais. É diretora de marketing da confecção e marca Pau a Pique, e consultora de comunicação da COPABASE.

Priscila Boschini
Estrategista de comunicação e marketing

com foco em ESG;
Diretora de marketing da Pau a Pique;
Consultora de comunicação da COPABASE;
Empreendedora (Sow Marketing).

Imagem do WhatsApp de 2025-06-16 à(s) 09.58.55_5f0e7bf1.jpg

Renato Pezzotti é responsável pela editoria de publicidade, comunicação e marketing do UOL e apresentador do programa "Mídia e Marketing", também do UOL, com mais de 210 episódios. Além disso, atua como consultor de comunicação da OAB/SP e colaborador da rede de curadoria GoAd Media. É Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, possui um MBA em Comunicação pela FGV e é bacharel em Jornalismo e em Direito pela Universidade Mackenzie.

Renato Pezzotti
Especialista em comunicação e marketing;
Jornalista da UOL;
Programa "Mídia e Marketing".

Palestrantes

Arraste para o lado e confira!

Imagem do WhatsApp de 2025-06-17 à(s) 15.39.13_249b0cb7.jpg

Marcelo Coutinho

Professor de Comunicação e Estratégia na EAESP/FGV;

Consultor de Análise de Dados e Retorno de Investimento em Marketing.

Professor de Comunicação e Estratégia na EAESP/FGV, Marcelo Coutinho possui uma carreira notável, tendo atuado como Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da EAESP, Diretor Global de Inteligência de Mercado do Terra/Telefonica e Diretor Executivo do IBOPE Inteligência, entre outros cargos de destaque. Palestrante em eventos renomados, como o Festival de Publicidade de Cannes, é autor de publicações no Global Information Technology Report do World Economic Forum e realizou entrevistas com figuras como Dalai Lama e Noam Chomsky. Graduado pela EAESP e USP, com mestrado e doutorado em Sociologia pela USP, integra o Comitê Técnico de Mídia do CENP e é conselheiro da ABEP.

em-breve.png

Diana Jank

Diretora de Marketing na Letti A²;

Forbes 100 Mulheres Poderosas do Agro (2021);

Forbes Under 30 (2023).

Filha, sobrinha e neta de engenheiros agrônomos, Diana nasceu e passou toda sua vida em uma fazenda produtora de leite no interior do Estado de São Paulo. É Publicitária e conseguir conectar o campo com o consumidor final por meio de uma produção de alimento com propósitos e de histórias verdadeiras faz parte do que acredita.

em-breve.png

Sérgio de Zen
Diretor de Inteligência de Mercado da Minerva Foods;

Dinheiro Rural 100 pessoas mais influentes do agro brasileiro (2016-2018).

Filho e neto de produtores rurais especializados em suínos, gado de corte e agricultura, Sérgio possui mais de 25 anos de experiência unindo conhecimentos acadêmicos, corporativos e financeiros no agronegócio. Atuou como consultor para grandes organizações como MSD, Dow, Cargill, Carrefour e EMBRAPA. Atualmente é Diretor de Inteligência de Mercado da Minerva Foods e Professor de Economia Agrícola na Universidade Estadual Paulista.

em-breve.png

Guilherme Hungueria
Líder de estratégia de culturas, milho e algodão (Bayer);

Co-fundador do "Voluntários Bayer Brasil" .

Guilherme Hungueria é formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USP, possui especializações em CRM pela ESPM e Business Strategy pela Universidade de Laverne na Califórnia. Atualmente, como Lider de estratégia de culturas, Milho e Algodão, Guilherme desempenha um papel essencial na definição de estratégias para o crescimento sustentável da empresa no Brasil. Sua paixão por impactar positivamente vai além do ambiente corporativo, sendo também co-fundador do “Voluntários Bayer Brasil” e um líder ativo em iniciativas de educação e ciência.

Convidados Especiais

Confira!  

Imagem do WhatsApp de 2025-06-11 à(s) 11.22.02_dd29f141.jpg

Cláudio Hausen

Vice-presidente comercial e marketing da Soora Renner Nutrição SA;

Especialista em ovinocultura.

Formado na UFRGS em 1985, Cláudio Hausen é um Engenheiro Agrônomo com trajetória sólida e vistosa na agricultura e pecuária. Em sua carreira acadêmica, se especializou na Austrália em 1987/88 em ovinocultura. Atuou como Gerente Geral da Fecolã, Federação das Cooperativas de Lã do Brasil, por 17 anos. Atualmente é Vice-presidente comercial e Marketing da Sooro Renner Nutrição SA há 18 anos.

0.png

Sérgio de Zen
Diretor de Política Agrícola e Informações da CONAB;

Professor de Economia Agrícola na ESALQ / USP;

Dinheiro Rural 100 pessoas mais influentes do agro brasileiro (2016-2018).

Filho e neto de produtores rurais, Sérgio é um engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Em sua carreira, foi consultor externo do Banco Mundial e da FAO/ONU, assessor do Ministério da Agricultura, membro do conselho de administração da Embrapa, coordenador de projetos de pesquisas em parceria com CNA, ABCZ, IFPRI e diretor-presidente da FEALQ. Atualmente é Diretor de Política Agrícola e Informações da CONAB.

O COMA - Congresso de Marketing em Alimentos e Agronegócios teve sua iniciativa liderada pelo MarkEsalq, grupo de extensão do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ-USP. O grupo tem como missão gerar e disseminar conhecimento em marketing, com ênfase em alimentos e agronegócios, entre os membros e a sociedade.

As edições do Congresso ocorrem no Hall do Anfiteatro do Jumbão, na Universidade de São Paulo, campus Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ USP). O objetivo do Congresso é promover a socialização de trabalhos acadêmicos, pesquisas e estudos relacionados à temática do Marketing em Alimentos e Agronegócios, com público-alvo composto por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área. 

Submissão de trabalhos

Até dia 18 de agosto de 2025

Seja um patrocinador!

Apoie esse evento de sucesso

Patrocinador Diamond

agroceres-corp.png

Patrocinador Bronze

2.png

Apoiadores

4.png
11.png
PHOTO-2024-09-23-11-51-35.jpg
Logos - EMAA-3.png
7.png

Parceiros

20.png
Logos - EMAA-6.png
Logos - EMAA-4.png
Logos - EMAA-5.png
14.png
19.png
17.png
15.png

Organizadores

Prazer, somos o MarkEsalq

GRUPO DE EXTENSÃO E PESQUISA EM MARKETING E GESTÃO DA ESALQ/USP

Nós somos a chama que acende a paixão pelo marketing e gestão, uma equipe fundada em 2011 pelo Prof. Dr. Eduardo Spers e localizada no Campus ESALQ da Universidade de São Paulo, em Piracicaba - SP. 

 

Com cada pesquisa, curso, treinamento e evento, nós semeamos a inovação. Nossos projetos de consultoria, publicações e visitas técnicas são as pontes que construímos entre teoria e prática. 

 

Nosso sonho é ver uma sociedade transformada pelo poder do marketing, onde cada pessoa e organização atinja o seu máximo potencial. Estamos aqui para cultivar os líderes de amanhã, os visionários do marketing no vibrante campo de alimentos e agronegócios, e juntos, colheremos um futuro mais brilhante.

Image.jpeg

Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail: markesalq@usp.br

bottom of page