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Mestres da Criatividade: Campanhas que te fazem repensar a publicidade - Por Graziele Silva

Na última semana, dias 12, 13 e 14 de setembro, rolou o Festival Mestres da Criatividade - A imaginação que transforma o Mundo e oito campanhas publicitárias receberam o Prêmio Criatividade, por se destacarem em pautas sociais usando sua marca.

O Festival foi promovido pelo Catraca Livre e GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), destacando agências e marcas que produziram conteúdo criativo nos últimos 12 meses, e impactaram socialmente o mundo.

O evento reuniu grandes nomes da publicidade brasileira como  Washington Olivetto, Fernando Musa, Joanna Monteiro e outros. Além de representantes de ilustres agências como África, DM9, DPZ&Z e membros do marketing de importantes marcas como Itaú, J. Walter Thompson, Grupo Ogilvy Brasil,  Fullpack, Porto Seguro, SOS Mata Atlântica, Natura e Ambev.

Mestres da Criatividade é um projeto que inspira o impacto social através da publicidade, dando visibilidade à campanhas criativas que utilizam a força do discurso para debater importante pautas com a devida transparência e valorização do tema.

As campanhas foram selecionadas de acordo com outras premiações nacionais e internacionais, além da criatividade e inovação na mensagem a ser transmitida, que seriam insights para soluções de desafios sociais, como educação, saúde, diversidade e direitos humanos.

Confira algumas das campanhas premiadas:


Coca-Cola: Essa Coca é Fanta e daí? (Agência David)


Dando um show de como transformar o discurso de ódio em pautas de diversidade e respeito, a Coca-Cola usa expressão uma de deboche e intolerância, a favor da representação plural de cada ser humano. Resumindo: "Essa Coca é Fanta" e no que isso te afeta? 

O merchandising fake rolou, e a Coca-Cola ganhou um super destaque como símbolo do orgulho LGBT, emplacando como a campanha orgânica de maior engajamento no Brasil em 2017, em pleno Carnaval.



ONG Wonder Woman Tech: My game, my name (Agência Africa)


No vídeo, a Wonder Woman Tech faz uma denúncia sobre a misoginia que rola no ambiente virtual, onde mulheres identificadas pela sua ID são covardemente desrespeitadas, humilhadas e assediadas por simplesmente (pasmem) serem mulheres. 




Magazine Luiza: Eu meto a colher sim (Agência David)


Com forte posicionamento a favor da vida das mulheres, Magazine Luiza "mete a colher" contra a violência doméstica, incentivando a denúncia para o 180 e discutindo relacionamentos abusivos. A campanha foi veiculada no dia das mulheres, 8 de março deste ano, e transformou o dito popular em hashtag. 



Reclame aqui: Detector de Corrupção (Agência Grey)


Ano de Eleições e muita discussão política, não poderia passar em branco, o Reclame aqui, por meio do app com reconhecimento facial, traz uma ficha com informações judiciais, processos e condenações de políticos e representantes no Congresso. Alguns tentam se explicar, outros sem nenhum tipo de pudor desmentem e minimizam as informações, tudo isso conduzido com muito humor.



Johnson & Johnson: Todo bebê é um bebê Johnson (Agência DM9)


Aproveitando toda a fama dos muitos anos de referência em produtos para bebê, a Johnson & Johnson resgata a delicadeza e particularidade dos recém-nascidos. Em cada detalhe minimalista, descobre-se a beleza de um apaixonante bebê portador da Síndrome de Down. Inclusão é amar outros padrões de beleza!


Depois da avalanche de criatividade e inovação, a diversidade e representatividade ganham espaço da tecnologia, comunicando anúncios mais humanizados e sinceros. Esperamos uma era de campanhas que valorizem as relações humanas mais que seus próprios logos identitários?

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