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Marketing 4.0 - Por Isabela Fontana

Atualizado: 28 de ago. de 2020

Durante as duas últimas edições do MarkBlog, você acompanhou todo o processo de surgimento e evolução do Markting, até assumir as principais características e valores da atualidade. Neste MarkBlog, iremos abordar as principais transformações previstas para os próximos anos, e que algumas organizações pioneiras já começaram a implementar.


Recapitulando rapidamente, o Marketing passou pelas fases 1.0, voltado para o produto; 2.0, voltado para o cliente; e 3.0, voltado para os valores. Nesta última etapa, os elementos digitais ganharam muita força e se tornaram-se quase onipresentes. Por este motivo, Philip Kotler, em seu livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital, afirma que a principal tendência para um futuro próximo é o equilíbrio entre os universos online e offline, e que os elementos offline centrados no ser humano serão o novo diferencial, em um mundo cada vez mais conectado.


Nessa nova era, o perfil do consumidor se torna cada vez mais segmentado, e pessoas com os mesmos gostos e valores se unem em verdadeiras comunidades, onde expressam livremente sobre suas experiências de consumo. Apesar de estarem conectados, os consumidores estão ficando cada vez mais distraídos, não conseguindo manter o foco em uma informação por muito tempo.


Os consumidores também estão mais intolerantes a spam e anúncios que não os interessam, o que cria a necessidade do marketing de permissão (quando o anunciante precisa de uma permissão prévia do cliente, para poder enviar seu conteúdo). Outro ponto importante, é que o consumidor confia mais em indicações de produtos ou serviços provenientes de amigos, familiares ou outros membros das comunidades que fazem parte, do que em anúncios ou propagandas.


Por conta disso, é imprescindível para as empresas que vendam produtos ou serviços de qualidade e tenham avaliações positivas em fóruns online. Uma crítica em algum site como o “Reclame Aqui” pode ocasionar a perda de um número inimaginável de potenciais clientes.


Outra tendência importantíssima no contexto do Marketing 4.0 é a co-criação, uma forma inovadora de gerar diferenciação no mercado. Desta forma, diferentes marcas (em alguns casos até mesmo concorrentes) desenvolvem produtos ou serviços em conjunto, ou então os produtos ou serviços são desenvolvidos por uma marca, com expressiva participação dos consumidores.



Ao contrário do Marketing tradicional, o objetivo do Marketing 4.0 não termina na ação de compra e recompra, mas tem uma etapa a mais. Esta etapa é a apologia, que transforma clientes em verdadeiros advogados de marca, dispostos a defendê-la com unhas e dentes. Eu poderia (inclusive vou) escrever um MarkBlog apenas sobre este tema. Por hoje, ficamos por aqui.

Sou Isabela Fontana Silva, graduanda em administração pela ESALQ/USP e criadora de conteúdo do grupo MarkEsalq.
19 99195 4375 | isabela.fontana.silva@usp.br

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