top of page

Oportunidades em tempos de apocalipse - Por Isabela Fontana

O mercado se mostrava bastante animado com a chegada do ano de 2020, e diversos setores começavam a mostrar sinais de crescimento. Entretanto, um elemento surpresa trouxe ao mundo muitas preocupações e incertezas: o vírus COVID-19, que se alastrou pelo globo gerando uma pandemia. De repente, o desespero tomou conta do planeta. Muitas empresas fecharam ou estão passando por intensas dificuldades.


Em meio ao caos: para alguns uma gripezinha, para outros o apocalipse, algumas empresas enxergaram excelentes oportunidades para vencer os obstáculos que foram construídos, ou ao menos ficarem mais conhecidas por suas ações positivas diante das dificuldades que o mundo está enfrentando. Em um momento tão delicado como esse, marketing de causas vem sendo bastante utilizado, causando comoção no mercado consumidor.


Ações bastante positivas por parte de diversas corporações, como O Boticário, Ypê, Natura, Unilever e Hering, foram produção e doação de materiais hospitalares, como álcool em gel, máscaras e uniformes. Outras, como os bancos Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Safra, e outras empresas como Renner, Magazine Luiza, Cacau Show e McDonald’s, fizeram doações em dinheiro para a compra de testes que identificam a presença do vírus. A fabricante de chocolates premium Kopenhagen, ofereceu ovos de páscoa gratuitos para quem doasse sangue a um hemocentro em São Paulo, que assim como vários outros está enfrentando a falta de doadores durante a pandemia.



Para entreter o público mega entediado durante a longa quarentena, algumas organizações disponibilizaram conteúdos digitais. Instituições como USPFGV e Harvard disponibilizaram gratuitamente uma grande variedade de cursos à distância. Além disso, inúmeros e-books foram liberados pela Amazon.


Diversos hotéis brasileiros, especialmente no estado do Paraná, tiveram uma atitude admirável ao oferecerem seus espaços físicos como extensão hospitalar, para atender a alta demanda por leitos. Essa mesma atitude vem ocorrendo com ainda mais força na Espanha, onde muitos hotéis luxuosos estão oferecendo uma excelente estadia aos pacientes com o coronavírus. As empresas Ambev, Gerdau e Hospital Israelita Albert Einstein irão construir um hospital com 100 leitos.


Pode-se perceber que de maneira geral, está ocorrendo um grande engajamento do mundo para com a atual situação. O mercado consumidor está ficando cada vez mais consciente, e valorizando as atitudes positivas que visam o bem-estar da população.


Não conseguimos citar diretamente todas as empresas que deixaram sua grande contribuição. Entretanto, o grupo MarkEsalq gostaria de agradecer a todos aqueles que estão colaborando para que esse difícil momento termine o quanto antes!



Sou Isabela Fontana Silva, graduanda em administração pela ESALQ/USP e criadora de conteúdo do grupo MarkEsalq.
19 99195 4375 | isabela.fontana.silva@usp.br

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page