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  • Foto do escritorMarkEsalq USP/ESALQ

Mas, o que é Marketing?

Vamos conversar sobre algumas definições de marketing de forma mais genérica para podermos definir qual é a função de marketing no agronegócio.

“Marketing é o processo de atrair e manter clientes” Levitt (1990)

“Marketing é uma função gerencial para ajustar oferta e demanda” Rocha e Christensen (1999)

Estas duas definições nos permitem concluir que marketing é um processo gerencial e social. Este processo permite que grupos ou indivíduos podem obter o que necessitam através da criação e trocas de produtos, serviços e valores, entre eles. Porém é fundamental que as empresas desenvolvam um processo social de atrair consumidores e proporcionar formas de mantê-los no processo de criação e captura de valor para ambos. Envolve um esforço da companhia para relacionamento, manutenção e fidelização de compradores.

“O conceito de Marketing define a tarefa da organização como sendo determinar necessidades, desejos e interesses de participação de mercado e proporcionar a satisfação desejada mais eficiente do que a concorrência, de forma a preservar ou aumentar o bem estar do consumidor e da sociedade” Philip Kotler

É importante observar que necessidades não são criadas pelos profissionais de marketing. As necessidades são latentes aos seres humanos. Agora, desejos, devem ser trabalhados pelos profissionais de marketing. Desejos são as necessidades latentes lapidadas pela cultura e pela individualidade das pessoas. Portanto, as necessidades dos compradores podem se manifestar através de desejos diferentes, moldados pelo ambiente, cultura, sociedade, valores e vontades. Richers (1981) define marketing como a “intenção de entender para atender o mercado”. Isto pode resumir todos os aspectos discutidos até aqui. Sem entender pode ser mais difícil atender quem queremos, com que foco, em que mercados e com que valor para ser oferecido.

Autor: Prof. Dr. Eduardo Spers

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