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Marketing não é propaganda. Ponto final. - Por Pedro Marcílio

Pensar que essas duas atividades são iguais é o problema.

Marketing tem como um dos seus escopos principais criar a personalidade de uma marca. Publicidade é promoção da personalidade dessa marca. Se você não tiver o primeiro, o que vai promover? É apenas poeira no ar e mensagens vazias. É como fazer xixi em terno escuro!


É por isso que as pessoas desconfiam ou não confiam mais no “marketing”.


O marketing está focado na construção da identidade da marca. Assim, como sua identidade pessoal o torna único, o profissional de marketing é responsável por fazer o mesmo por uma marca. Se você não tem valores e conceitos diferenciados e únicos embutidos em uma marca, o que mais resta para promover ?! Os anúncios são tratados com conotação negativa exatamente por causa disso. Os anunciantes colocam toda a sua criatividade para criar um título de anúncio atraente para atrair usuários, mas por trás dessas belas palavras não há mais nada para ver. Sem significado, sem consistência!


É aí que o marketing atua. Ele constrói um mundo por trás dessas belas palavras que correspondem a cada título e texto em um anúncio e até mesmo mais além. Sem vazio, sem valor zero, mas a coisa real.


Anúncios atraem clientes. O marketing dá valor aos clientes.


O marketing está incorporado em todos os poros de uma marca. Porque, o que e como as marcas fazem algo está na estrutura do marketing. Cuida para que a marca tenha o foco no cliente suprindo, necessidades, expectativas e desejos trazendo assim valor para a marca.


Quando você não tem esse postulado configurado corretamente, a publicidade não faz sentido e, infelizmente, com muita frequência vemos isso acontecer, tanto na comunicação offline, como no Digital.


Marketing não é propaganda.


O marketing é sobre construir a identidade da marca sob pilares certos e sólidos e enriquecer a vida dos clientes, usuários e consumidores. A publicidade existe para mostrar tudo isso ao público certo da maneira certa e nos meios mais adequados. Eles estão se beneficiando mutuamente. Um não pode funcionar sem o outro, mas eles não são a mesma coisa.


Ter apenas um não é suficiente. Ter ambos bem trabalhados com os postulados exatos e honestos a sua combinação correta para seguir em frente disputar o mercado.


Pedro Marcilio

Mentor de Marketing & Comunicação

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