top of page

Eventos do Agronegócio 2018 - Tendências, Desafios e Agenda - Por Juliana Chini

O ano começou e aos poucos os profissionais estão voltando à rotina e planejando suas atividades para o ano. E não pode faltar a organização da agenda de eventos do setor, ou a seleção daqueles que são potenciais para investir em patrocínios ou exposição. Antes de listar as datas dos eventos mais relevantes, nós reunimos os principais desafios e tendências para os eventos do agronegócio em 2018:

Desafios:

  • Concorrência: Um dos principais desafios para quem vai organizar ou participar de alguma forma em eventos é a concorrência. A cada dia temos um evento novo que pulveriza o público que já possui tempo e recursos limitados.

  • Inovação: com tantos eventos no mercado, como o meu evento ou o que eu estou patrocinando pode ter um diferencial? Coloque-se no lugar de quem participa, qual a principal dor do público? O que faria você investir tempo e dinheiro para estar lá? E aposte na experiência. Um belo benchmarking é a Disney, que não é apenas um parque de diversões, é um lugar onde o sonho acontece com várias atrações e eventos que encantam o público.

  • Custo: organizar ou participar de eventos não é nada barato, ainda mais quando o desafio é justamente inovar. Para os organizadores a dica é repensar os custos (não confunda com investimentos) e aproveitar as opções do mercado. Hoje há espaços como coworkings que cobram um aluguel baixo ou até cedem o espaço em troca de networking. As universidades também são uma boa opção. Para quem participa ou patrocina de eventos, sempre se pergunte se determinado evento dará um retorno para o profissional (conhecimento, networking, conhecer novas empresas e produtos) ou para a empresa que está investindo (vendas, fortalecimento de marca).

Tendências:

  • Eventos Digitais: no final de 2017 vimos alguns eventos digitais emergindo no mundo do Agro. Nesse ano, não será diferente. Os eventos digitais superam os 3 desafios que listamos acima: custam menos, são inovadores (no momento atual pelo menos) e ainda não possuem muita concorrência ("first come, first served", os que estão sendo pioneiros, levarão vantagem). Porém, quando o assunto é agro, os eventos digitais carecem do networking e do aperto de mão que é importante para quem trabalha com o setor. Além disso, além do produtor estar cada vez mais conectado, a internet no campo ainda é um entrave. O ideal então é aliar os eventos digitais com os presenciais, como realizar webinars antes do evento presencial, ou mesmo utilizar a transmissão ao vivo.

  • Marketing Digital: Esqueça a ideia de que um evento tem data e hora para começar e terminar. O relacionamento com os participantes deve acontecer o ano todo. E cada vez mais as empresas organizadoras de eventos do Agro estão utilizando estratégias de marketing digital para atrair, relacionar-se e converter novos clientes.

  • Jovens: além das mulheres, há uma tendência em eventos mais focados em jovens, com temas como tecnologia, empreendedorismo, formação de lideranças e até de influenciadores.

No quinto episódio do Programa Abre a Porteira, nós discutimos estes e outros desafios e tendências, confira:


Agenda:

Confira a seguir a programação de alguns dos principais eventos do ano:

19ª Expodireto

05 - 09 de março de 2018.

Cotrijal - Não me Toque - RS

Tecnoshow

9 - 13 de abril de 2018.

Rio Verde - GO.

InterCorte - Etapa Cuiabá - MT

12 e 13 de abril de 2018.

25ª Agrishow

30 de abril - 04 de maio

Ribeirão Preto - SP

UNICA FORUM

18 de junho de 2018.

São Paulo - SP.

25ª Hortitec

20 - 22 de junho de 2018.

Holambra - SP

Global Agribusiness Forum

23 de julho de 2018

São Paulo - SP

VIII Congresso ANDAV

13 à 15 de agosto de 2018.

São Paulo - SP.

17º ABAG

06 de agosto de 2018.

São Paulo - SP.

41ª Expointer

25 de agosto - 02 de setembro de 2018.

Novo Esteio - RS.

Fenasucro & Agrocana

21 - 24 de agosto de 2018.

Sertãozinho - SP

XI Encontro em Marketing, Alimentos e Agronegócios

III Congresso Acadêmico em Marketing em Alimentos e Agronegócio e

III Workshop sobre Comunicação e Marketing da Agência "Luiz de Queiroz"

II Agrimarketing Competition

13 e 14 de setembro de 2018.

Piracicaba - SP.

8ª Pork Expo

25 à 27 de setembro de 2018.

Foz do Iguaçu - Paraná

3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

25 e 26 de outubro de 2018.

São Paulo - SP.

Esalqshow

09 - 11 de outubro de 2018.

Piracicaba - SP.

InterCorte São Paulo - SP

21 - 23 de novembro de 2018.

AgriNext Fórum

26 e  27 de novembro de 2018.

São Paulo - SP.

Por:

Juliana Chini – Consultora do Grupo MarkEsalq

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page