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Contribuições do Endomarketing e do Marketing Interno para o sucesso de um negócio - Isabela Fontana

Atualizado: 31 de jul. de 2020

Quando ouvimos o termo Marketing, logo imaginamos formas de criar uma conexão e comunicar ideias entre o ambiente interno de uma organização, representado por seus sócios e funcionários, e o ambiente externo, representado pelos clientes e pelo mercado consumidor em geral. Entretanto, o marketing voltado totalmente para o ambiente interno também possui um papel muito importante no sucesso de uma empresa.


O Endomarketing e o Marketing Interno consistem em excelentes ferramentas para expandir a conexão entre a organização e seus membros. Estes conceitos nasceram por meio da percepção de que os conceitos tradicionais de marketing, que visam conquistar o cliente, como os esforços de branding, de identificação da persona a quem se dirige, venda de uma imagem e até mesmo de produtos, poderiam ser utilizados também para o público interno à organização, como funcionários, gestores e sócios.


O que difere ambos os termos é que o Endomarketing visa principalmente a valorização e consumo dos produtos e serviços oferecidos pela organização por seus próprios funcionários, fazendo com que estes se orgulhem da companhia a qual fazem parte, e “vistam a camisa” com um alto nível de motivação e comprometimento. Também está incluída aqui a construção de uma forte imagem interna. As estratégias de Endomarketing, na maioria das vezes, são criadas e executadas pelo próprio setor de Marketing da empresa.


O Marketing Interno, por outro lado, possui maior foco no fortalecimento da cultura organizacional e criação de estratégias para gerar uma maior conexão entre esta e o funcionário. Também estão incluídos no Marketing Interno os esforços para aumentar a sensação de bem-estar dos profissionais, fazer com que estes se sintam valorizados e melhorar o relacionamento entre colegas de trabalho. Este conjunto de ações faz com que os membros se tornem mais estimulados e produtivos, e os resultados da empresa como um todo sejam otimizados. O Marketing Interno normalmente é assumido pelo setor de Recursos Humanos. Entretanto, ambos estão altamente interligados.


Para elevar a satisfação profissional dos funcionários, é preciso criar estratégias eficientes de comunicação interna, tanto no ambiente físico quanto no ambiente virtual, oferecer diferentes experiências de convívio, tanto relacionadas às atividades profissionais quanto não relacionadas, e prezar pela valorização dos membros da organização, oferecendo possibilidades de capacitação e construindo planos de carreira que os permitam desenvolver suas habilidades e prosperar profissionalmente.


Além disso, existe uma tendência progressiva de horizontalização das estruturas hierárquicas, democratizando o processo criativo e de tomada de decisão. Muitas empresas estão adotando a prática de fazer com que todos os funcionários ajam como se fossem os donos do negócio. Essa prática tem conseguido ampliar largamente o engajamento dos profissionais envolvidos.

Para aplicar o Marketing Interno de uma forma eficiente, é necessário fortalecer a cultura organizacional, e identificar o que os funcionários buscam, quais são suas ambições e necessidades. Assim, é possível encaixar esses dois pontos, prezando sempre pela transparência. Feito isso, é importante criar um ambiente colaborativo e acolhedor, onde todos tenham espaço para se expressar. Outras ideias, como eventos corporativos, também auxiliam nesse processo.


Quanto ao Endomarketing, é importante possibilitar que todos os membros da organização possuam, na medida do possível, acesso à informação, como o andamento da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, tecnologia, negociações, parcerias e contratos firmados. Aliado à isso, é importante sempre enfatizar os pontos fortes da empresa e comemorar todas as suas conquistas, permitindo que todos participem e tenham suas contribuições reconhecidas.


Sou Isabela Fontana Silva, graduanda em administração pela ESALQ/USP e criadora de conteúdo do grupo MarkEsalq.
19 99195 4375 | isabela.fontana.silva@usp.br
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