Nos últimos anos, uma plataforma de vídeos ganhou grande destaque nas
mídias, transformando a forma como as pessoas utilizam as redes sociais. Com
vídeos curtos e criativos sobre os mais diversos assuntos, o Tik Tok chegou para
revolucionar e trazer um novo meio de comunicação baseado, principalmente, na
autenticidade. Do mesmo modo, as marcas tiveram que acompanhar esse
destaque ganho pela plataforma, de forma a adaptar suas estratégias de
marketing nessa nova proposta trazida pelo Tik Tok.
No Brasil, o número de usuários aumentou significativamente durante a
pandemia, onde o Tik Tok se tornou viral. Para acompanhar essa nova tendência,
as empresas desenvolveram estratégias que façam sentido com o que a
plataforma propõe e com o que as pessoas que a utilizam procuram.
A experiência nessa rede social é amplamente baseada em ‘’trendings topics’’,
e tendo isso em vista, muitas das empresas fazem uso dessas trendings para
divulgar seus produtos, atingindo um grande número de pessoas graças ao
algoritmo. Ainda sobre essa abordagem, muitas marcas também fazem parcerias
com criadores de conteúdos para a publicidade atrelada, muitas vezes, às
tendências em alta na plataforma.
Nesse sentido, é interessante que essas empresas buscam influenciadores com
perfis compatíveis a de suas marcas, de modo a fazer uma conexão da
mensagem a ser passada para o público alvo, que nesses casos possuem
semelhança: ao escolher um influenciador com um nicho compatível ao da marca,
a empresa consegue atingir em cheio seu público alvo. Um exemplo disso é o
caso da trending ‘’Get Ready With Me’’ (Arrume-se Comigo) que se popularizou
rapidamente no Tik Tok, e muitas marcas desse ramo da moda (como a Zara, por
exemplo) passaram a fazer parcerias com grandes nomes nesse nicho, como
Malu Borges e Lele Burnier que popularizaram essa trending no Brasil.
Além disso, criar uma conexão com os consumidores de conteúdo nessa
plataforma é um objetivo buscado por diversas marcas. Ao criar interações cada
vez mais frequentes entre marca e consumidor, vai se formando uma relação
entre eles, onde o consumidor passa a acompanhar esse perfil. Através da
ferramenta de segmentação de mercado que o Tik Tok oferece, é possível
identificar um público mais específico que consome esse conteúdo, de forma que
as propagandas se tornam mais direcionadas a esses.
A criatividade e a autenticidade também são táticas necessárias e que
as marcas exploram muito nesse ambiente. Apesar da rede oferecer opções de
marketing pagas, as empresas dão grande ênfase ao conteúdo orgânico, visto
que é bem acolhido pelo público. Marcas que se tornam mais pessoais e
personalizadas ao criar um perfil no tik tok e interagir com seus clientes acabam
criando uma certa relação pessoal com eles, se tornando mais presente no seu
dia a dia, já que a maioria do público nessa rede é ativo.
Outra ferramenta muito utilizada são as Lives, que permitem interações em
tempo real. Além das lives estreitarem as relações, também são utilizadas para a
própria divulgação do produto, como por exemplo a trending do ‘’unboxing’’, que
consiste em um vídeo fazendo a abertura de um pacote de um determinado
produto.
Dessa forma, pode-se perceber como o marketing e suas estratégias sempre
estão em ampla inovação, acompanhando e se adaptando às novas tendências
globais, e como as marcas se utilizam desses meios para sua publicidade e
propaganda.
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