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Foto do escritorMarkEsalq USP/ESALQ

Como o TikTok transformou a publicidade nas redes sociais

Nos últimos anos, uma plataforma de vídeos ganhou grande destaque nas

mídias, transformando a forma como as pessoas utilizam as redes sociais. Com

vídeos curtos e criativos sobre os mais diversos assuntos, o Tik Tok chegou para

revolucionar e trazer um novo meio de comunicação baseado, principalmente, na

autenticidade. Do mesmo modo, as marcas tiveram que acompanhar esse

destaque ganho pela plataforma, de forma a adaptar suas estratégias de

marketing nessa nova proposta trazida pelo Tik Tok.


No Brasil, o número de usuários aumentou significativamente durante a

pandemia, onde o Tik Tok se tornou viral. Para acompanhar essa nova tendência,

as empresas desenvolveram estratégias que façam sentido com o que a

plataforma propõe e com o que as pessoas que a utilizam procuram.
















A experiência nessa rede social é amplamente baseada em ‘’trendings topics’’,

e tendo isso em vista, muitas das empresas fazem uso dessas trendings para

divulgar seus produtos, atingindo um grande número de pessoas graças ao

algoritmo. Ainda sobre essa abordagem, muitas marcas também fazem parcerias

com criadores de conteúdos para a publicidade atrelada, muitas vezes, às

tendências em alta na plataforma.


Nesse sentido, é interessante que essas empresas buscam influenciadores com

perfis compatíveis a de suas marcas, de modo a fazer uma conexão da

mensagem a ser passada para o público alvo, que nesses casos possuem

semelhança: ao escolher um influenciador com um nicho compatível ao da marca,

a empresa consegue atingir em cheio seu público alvo. Um exemplo disso é o

caso da trending ‘’Get Ready With Me’’ (Arrume-se Comigo) que se popularizou

rapidamente no Tik Tok, e muitas marcas desse ramo da moda (como a Zara, por

exemplo) passaram a fazer parcerias com grandes nomes nesse nicho, como

Malu Borges e Lele Burnier que popularizaram essa trending no Brasil.


Além disso, criar uma conexão com os consumidores de conteúdo nessa

plataforma é um objetivo buscado por diversas marcas. Ao criar interações cada

vez mais frequentes entre marca e consumidor, vai se formando uma relação

entre eles, onde o consumidor passa a acompanhar esse perfil. Através da

ferramenta de segmentação de mercado que o Tik Tok oferece, é possível

identificar um público mais específico que consome esse conteúdo, de forma que

as propagandas se tornam mais direcionadas a esses.


A criatividade e a autenticidade também são táticas necessárias e que

as marcas exploram muito nesse ambiente. Apesar da rede oferecer opções de

marketing pagas, as empresas dão grande ênfase ao conteúdo orgânico, visto

que é bem acolhido pelo público. Marcas que se tornam mais pessoais e

personalizadas ao criar um perfil no tik tok e interagir com seus clientes acabam

criando uma certa relação pessoal com eles, se tornando mais presente no seu

dia a dia, já que a maioria do público nessa rede é ativo.













Outra ferramenta muito utilizada são as Lives, que permitem interações em

tempo real. Além das lives estreitarem as relações, também são utilizadas para a

própria divulgação do produto, como por exemplo a trending do ‘’unboxing’’, que

consiste em um vídeo fazendo a abertura de um pacote de um determinado

produto.


Dessa forma, pode-se perceber como o marketing e suas estratégias sempre

estão em ampla inovação, acompanhando e se adaptando às novas tendências

globais, e como as marcas se utilizam desses meios para sua publicidade e

propaganda.

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