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  • Lúcia C. Moron Rodrigues

Como a Adidas se reinventou como marketing esportivo e se tornou marca preferida de jovens brasileir


Autenticidade, conforto e sustentabilidade são as palavras chaves da Adidas, uma marca alemã fundada em 1949, originalmente voltada a produção de sapatos de alta qualidade para atletas, e que está atualmente no guarda-roupa da geração Z, tanto no esportivo, tanto no lifestyle.


Juntamente com o perfil do seu consumidor, a empresa tem o caráter de se renovar e evoluir constantemente, sendo visto na criação dos produtos e na ativação no mercado, visando sempre em ter o melhor produto, nos pontos de venda corretos e na conectividade do seu cliente ao item, criando, assim, uma narrativa com alto envolvimento com a marca e fidelizando o comprador.





O marketing esportivo da Adidas é acompanhado pelo open-source, praticado dentro da empresa, onde os três pilares correspondem à colaboração na criação, colaboração de atletas e na colaboração de parcerias. Com isso, desde o início, novas ferramentas e ambientes contribuem para o aumento da inovação nos produtos, como visto na parceria entre a Adidas X Kanye West, consequentemente, a influência de atletas perante ao mercado consumidor e a presença em aplicativos de saúde, facilitam no maior alcance da marca, por fim, colaboração com parceiros de outras áreas, como a Disney e Google, ajudam a criar um valor único para a Adidas, estando presente e visualmente em todos os serviços que rodeiam o consumidor.


Em aspecto nacional, a empresa investe em patrocínios de grandes equipes e atletas, sendo vista, por exemplo, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), impulsionando-se na cultura futebolística no país do futebol, engajando, não só os brasileiros, mas todos os fanáticos por futebol. Ademais, campanhas globais são trazidas para o Brasil e são desenvolvidas formas midiáticas que represente a cultura local, trazendo o produto mais próximo do consumidor brasileiro, como gravados em periferias com músicas que remetem o Brasil.


Outro ponto observado foi a colaboração com a Farm, marca brasileira voltada para o público feminino, que além de abranger o mercado interno, também foi exportado essa "colab" para o mundo. É notório a adaptabilidade da Adidas perante ao mercado e a sua importância no marketing, sendo positiva e surpreendente, alcançando a sua posição de destaque mesmo em um mercado esportivo com alta concorrência.

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