Na contemporaneidade, não é raro vermos termos técnicos usados sem uma explicação e raciocínio adequados: rebranding é uma dessas palavras. Pode ser definido como a alteração da identidade da marca de uma empresa, incluindo seu nome, logotipo, mensagens e estilo visual geral. Nos parágrafos a seguir, exploraremos porque as empresas optam pelo rebranding e porque ações como essas são importantes em um ambiente em constante mudança. Também veremos um exemplo recente de uma empresa passando por uma grande reformulação de sua imagem corporativa e o que a motivou a fazê-lo.
Uma das razões mais comuns para o rebranding é permanecer relevante em um mercado em constante mudança. As indústrias e as preferências dos consumidores podem mudar rapidamente, deixando as empresas lutando para acompanhar. O rebranding pode ajudar uma empresa a atualizar sua imagem, mensagem e apelo geral para se alinhar melhor às tendências atuais do mercado. Outra razão para se envolver em tal processo é alcançar um novo público. Talvez o público-alvo de uma empresa tenha mudado ou ela tenha a intenção de expandir para novos mercados; de qualquer forma, uma repaginação pode ajudar uma empresa a atrair públicos diferentes, atualizando sua mensagem e estilo visual para melhor ressoar com um novo grupo.
Quando as instituições se fundem ou adquirem umas às outras, o rebranding pode ajudar a unir as duas marcas e criar uma imagem coesa, o que pode ser especialmente benéfico em situações em que uma tem melhor percepção do público em relação à outra. Assim, pode ajudar a nova entidade a estabelecer uma nova identidade que combine os pontos fortes de ambas as empresas. Se uma empresa passou por publicidade negativa ou uma crise que prejudicou sua reputação, a revisão de sua imagem pode ajudar a iniciar a reconstrução da confiança. Ao atualizar sua mensagem e estilo visual, uma empresa pode sinalizar um novo começo e um compromisso com a mudança. Essa pode ser uma maneira eficaz de se distanciar dos erros do passado e seguir em frente.
Por fim, pode ser um desafio para uma empresa se destacar em ambientes de mercado lotados. Uma reformulação pode ajudar uma empresa a se diferenciar dos concorrentes, criando uma imagem única e uma mensagem que a diferencie. Isso pode ser especialmente importante para empresas menores que precisam estabelecer uma identidade distinta para sobreviver em um mercado competitivo.
A esse respeito, a Pepsi decidiu realizar mudanças radicais em sua identidade de marca, conforme anunciado em 28 de março. Essas ações marcam um afastamento de sua imagem corporativa atual, em uso desde seus esforços de reestruturação anteriores em 2008. O novo logotipo é uma renovação. imaginação daquela usada entre os anos 50 e 90 e exibe com destaque o nome "Pepsi" em negrito e letras maiúsculas. Há duas razões principais apontadas para a mudança, a primeira é que o logotipo atual não representa a confiança e a energia da empresa; o segundo motivo, mais estético, é o desejo de incorporar sua linha de bebidas sem açúcar em seu esquema de cores. Os produtos com a identidade reinventada começarão a chegar às prateleiras no início de 2024.
Após uma rápida análise das informações, podemos começar a traçar alguns paralelos e começar a entender por que a Pepsi decidiu mudar. Poucos setores são tão disputados e concorridos como o de bebidas, e as empresas farão de tudo para manter seu lugar na memória coletiva. Apesar de radical, esta última reformulação não é inédita (eles passaram por 6 outros logotipos nos últimos 125 anos) e mostra que eles estão abertos a mudanças quando necessário. Nesse caso, ao apostar em suas bebidas com baixo teor de açúcar e sem açúcar, a empresa tenta atrair e cativar a crescente participação de mercado preocupada com a saúde. Seu novo logotipo reflete essa mudança e sinaliza para clientes e investidores que a empresa atingiu um novo ponto em sua história e não está pronta para voltar atrás. As suas ações também visam evocar o sentimento de nostalgia (através das memórias dos membros das gerações mais velhas), e mostrar um negócio de sucesso, que não tem medo de olhar para o passado para procurar orientações sobre como atingir os seus objetivos em o futuro. Este não é apenas um novo logotipo. É uma mentalidade totalmente nova, adaptada para atender às suas necessidades e manter a relevância.
O rebranding é uma ferramenta importante que as empresas podem usar para se manterem relevantes e se destacarem da concorrência. A indústria de bebidas é um mercado ferozmente competitivo e empresas como a Pepsi estão constantemente procurando maneiras de manter sua posição. Ao reimaginar sua identidade de marca, eles estão tentando atrair a crescente participação de mercado preocupada com a saúde, evocar nostalgia e sinalizar para clientes e investidores que não têm medo de olhar para o passado para orientar seu sucesso futuro. Os últimos esforços de rebranding da Pepsi mostram que eles estão dispostos a abraçar a mudança e se adaptar às mudanças nas preferências do consumidor para se manter relevante e atingir seus objetivos.
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