top of page

Brasileiros: um poço de criatividade gastronômica - Por Isabela Fontana

Que o brasileiro não conhece a palavra “limite” todo mundo já sabe. Como dizem por aí, quem tem limite é município. Precisamos reconhecer que somos um povo extremamente criativo, damos um jeito para qualquer coisa, e temos uma habilidade incrível de desenvolver diversos tipos de adaptações e gambiarras. No mundo alimentício, o Brasil se destaca por transformar diversos produtos, das mais distintas origens, em verdadeiras maravilhas gastronômicas.


Começando pela pizza, um exemplo clássico, é possível verificar grandes transformações. A tradicional pizza italiana consiste em uma massa rústica, com molho e pouco recheio. O brasileiro adicionou ao prato uma abundância de queijos, ingredientes dos mais diferenciados, e criou as mais peculiares bordas recheadas (pasmem, até de coxinha). Outra adaptação tupiniquim foram as famosas pizzas doces, que podem levar chocolate, leite condensado, frutas e sorvete. Além disso tudo, no Brasil as pizzas são bem maiores e podem ser divididas em dois ou mais sabores.


Outras iguarias que foram bastante incrementadas pelos brasileiros foram as de origem japonesa. Os sushis e sashimis originais são bastante simples. O brasileiro adicionou cream cheese, criou opções fritas e desenvolveu novas formas de apresentação, como em barcas, em outros objetos decorativos e até mesmo em copos. Fora os restaurantes orientais, se tornou comum encontrá-los em restaurantes a quilo e churrascarias.



Mais uma adaptação que transformou completamente o prato original foi o cachorro-quente, nascido na Alemanha, mas também bastante popular nos EUA. A versão original consiste em apenas pão, salsicha artesanal e mostarda. No Brasil, a criatividade foi longe demais, e algumas versões ganharam uma salsicha adicional, purê de batatas, milho, ketchup, maionese e batata-palha, entre outros ingredientes. Algo similar aconteceu com os hambúrgueres, que deram origem aos famosos X-tudo, prensados ou podrões brasileiros, versões com uma infinidade de ingredientes diferentes, tudo em muita abundância.


Já foi possível perceber que o brasileiro gosta de tudo bem recheado. O tradicional croissant francês e churros espanhol são constituídos apenas por massa, mas no Brasil, ganharam os mais variados recheios possíveis. Neste mesmo quesito recheio, outra comida que foi melhorada em 1000% pelos brasileiros foram os tradicionalíssimos ovos de páscoa. No Brasil, eles foram bem aumentados em tamanho, e ganharam os mais diferentes recheios, os famosos “ovos de colher”.


É impossível listar todos os aprimoramentos gastronômicos feitos pelos brasileiros, pois a criatividade de nossa nação é realmente ilimitada. Conhecendo esse paladar bastante diferenciado, muitos empreendedores dos ramos gastronômico e alimentício não se cansam de inovar. Então, o que nos resta é aproveitar e aguardar ansiosamente pelas próximas criações!

Isabela Fontana Silva

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page