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  • Foto do escritorMarkEsalq USP/ESALQ

As Estratégias de Marketing para a Construção de uma Comemoração – Guilherme Arakaki

As datas comemorativas teriam inicialmente a ideia de abordar um assunto relevante ou emocional para as pessoas, sendo por conta de suas histórias e diferentes contextos. Porém, atualmente as empresas tendem a utilizar essas datas para fins exclusivamente capitalistas, com a intenção de expandir seus negócios e se aproveitar de momentos emocionais dos outros. Com isso, para as empresas conseguirem seus objetivos, utilizam as estratégias de marketing, para conseguir atrair os consumidores e consolidar essas datas, para assim, sempre manter suas vendas altas nos próximos anos.


Em primeiro plano, as empresas criam e desenvolvem os períodos de comemoração para conseguir atrair e conquistar os consumidores. Por exemplo, o Dia dos Namorados foi criado em 1949 no Brasil, por João Doria, com o intuito de expandir vendas no meio do ano, que era o período mais fraco de comércio. Assim, as empresas utilizam as estratégias de marketing para conseguir conquistar essa nova comemoração, como, por exemplo, criar experiências e provocar sensações, ou seja, aprimorar as sensações positivas dos consumidores diante de certos eventos ou experiências, além de construir novos momentos, começando o primeiro contato com o novo evento.

Por conseguinte, é necessário criar identificação com um mercado-alvo, isto é, após o contato inicial, as empresas precisam desenvolver a identificação com os consumidores e, consequentemente, adquirir um estilo de vida específico para determinados períodos. Assim, caso os consumidores queiram aderir a comemoração desenvolvida, com o tempo este evento ganhará identidade, se tornando um costume, hábito e parte da cultura. Por conta disso, o Dia dos Namorados conseguiu conquistar o público, pela identificação dos clientes com esse período e pelas constantes propagandas e desenvolvimento do marketing.


Também, para o desenvolvimento dessas datas comemorativas, seria relevante fazer com que os consumidores considerassem uma necessidade e uma tendência. Logo, os clientes iriam desejar a compra de produtos e tornar o evento comemorativo estável e “gravado” na mente dos consumidores. Ademais, a função mais importante das estratégias, seria a comunicação, pois independente de qualquer atitude tomada pelas empresas, é de extrema importância manter contato com os consumidores sobre qualquer mudança ou lançamento de um produto.



Assim, com essa construção realizada pelos profissionais de marketing, ficou possível que as datas comemorativas, como, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Natal, Páscoa, etc, se tornassem chamativas e impactantes para os consumidores. Desse modo, os grupos de marketing trabalham para realizar eventos de impacto para promover produtos especiais, logo, ganham destaque no mercado. Também, as empresas tentam desenvolver novos produtos, para alcançar ainda mais os clientes, por meio de propagandas, com envolvimento emocional relacionados com determinada comemoração.


Guilherme Arakaki



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