O dia das mães é uma boa oportunidade para investir nas emoções dos clientes.
Destacar-se entre outras marcas, despertar o interesse do consumidor e melhorar as vendas são os objetivos por atrás das estratégias de Marketing do dia das mães que pipocam nas redes, principalmente apostando na personalização, representatividade e uso das mídias. Reunimos algumas campanhas que circularam pela Internet nas últimas semanas:
Avon
Trazendo relatos reais e conceitos importantes a respeito da maternidade, a Avon apresentou uma campanha com dois vídeos: um mais clássico, cheio de significado e leveza, e outro retratando mães realizadas em suas atividades cotidianas. Usando a #minhamaebrilha, a Marca promove o lançamento do Perfume Luminatta, mas também reforça a conexão entre os papeis de mãe e mulher, onde mercado de trabalho, adoções, a sororidade e grandeza presente na mãe,enquanto mulher, fortalece o relacionamento entre mãe e filha. A campanha foi produzida pelo Coletivo We are Magnolias dirigido por mulheres jovens, sob perspectivas de um olhar feminino, sensível e cinematográfico.
A Avon, sempre envolvida em projetos de empoderamento feminino, aproveita o espaço para divulgar uma plataforma que apoia mulheres no audiovisual.
Natura
Outra marca reconhecida pelas suas emocionantes produções, a Natura neste ano, apesar de apostar nos tradicionais depoimentos, convidou os filhos a contarem histórias para suas mães, a respeito da trajetória traçada por elas, que fogem da formação tradicional da unidade familiar, incluindo mães solos, adoções, gravidez precoce e filhos deficientes.
Além da campanha emocionante, os livros utilizados no anúncio estão disponíveis para download no site da Marca, e focando na experiência do consumidor, um livro digital pode ser criado, incluindo fotos personalizadas para uma homenagem às mães. Sem esquecer dos produtos em catálogo, kits são sugeridos para presentear diferentes perfis de mães.
Confira os vídeos da campanha no site: AQUI
Ypê
A Ypê, marca da Química Amparo, importante no segmento de produtos de limpeza e higiene, traz a campanha de Dia das Mães baseada em depoimentos de crianças, que apesar de conseguirem afirmar poucas características da personalidade ou do dia a dia de suas mães, conseguem responder perfeitamente a respeito de seu perfume, explorando sua memória olfativa. Dessa forma, a empresa posiciona-se como um coadjuvante na vida do consumidor, sem auto promoção de seu produto, um amaciante que promete traduzir o “cheirinho de mãe”, mas fixando seu papel marcante entre essa relação de mãe e filho.
Skol
A Skol também optou por escutar os filhos, mas sem apelo infantil, com a pergunta “Com que você tomaria uma Skol agora?” e depois de muitas respostas superficiais, os convidados são surpreendidos com “Encontramos uma pessoa que escolher tomar uma com você”, vendo depoimentos de suas próprias mães. Nesta campanha a marca tenta tornar mais real e cotidiana a relação entre mães e filhos (as), de uma forma simples, sincera e descontraída, utilizando o mesmo recurso que outras marcas,mas direcionando para o público adulto em geral.
O vídeo está no Facebook da Marca: CONFIRA AQUI
Mercado Livre
Finalizando, o Mercado Livre trouxe uma campanha para o Dia das Mães com a série “Sobre Mães”, de quatro filmes de maneira descontraída, que trazem pequenas surpresas ao final das histórias, frutos da intimidade e conexão entre mães e filho. Além de apresentar novas configurações da unidade familiar, buscando atender as famílias que se sentiam menos representadas.
A série dos vídeos está disponível no Canal
Sobre a autora:
Graziele Silva, graduanda em Ciências dos Alimentos na ESALQ/USP, colaboradora do Grupo MarkEsalq. Descobrindo as conexões entre Marketing e Alimentos.
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